crossorigin="anonymous">
 
Buscar

Atualizado: 12 de Set de 2020

o ROCK e a HISTÓRIA de um GÊNERO

Rock é um gênero musical abrangente de música popular, com raízes no Rock and Roll (ou Rock n' Roll) e no Rockabilly que emergiram e se definiram nos Estados Unidos no final dos anos quarenta e início dos anos cinquenta.


Evoluíram do Blues, da música Country e do Rhythm and Blues. Outras influências musicais sobre o rock ainda incluem o Folk, o Jazz e a música clássica. Todas estas influências foram combinadas em uma estrutura musical simples baseada no blues que era de ritmo rápido, dançável e que pegava/fixava com facilidade.


O rock and roll (ou rock n' roll) é mais um dos ritmos que surgiu dos subúrbios americanos no final dos anos 1940 e início da década de 1950 e rapidamente se espalhou para o resto do mundo. No começo, o novo estilo rock sofreu várias críticas, muitos diziam que o rock incentivava o satanismo.


A expressão: "Rock and Roll" é creditada ao discotecário Alan Freed que começou a tocar uma mistura de Blues, Country e Rhythm and Blues para uma plateia multiracial em 1951, na cidade de Cleveland (no Estado do Ohio).


Sua primeira gravação de um Rock and Roll é bem discutida.

1] Big Joe Turner teria sido um dos precursores em um álbum fr 1939, Roll 'Em Pete, que é muito próximo ao do Rock and Roll dos anos cinquenta,

2] Sister Rosetta Tharpe, que obteve sucessos nas paradas Pop em 1938 com suas canções gospel como This Train e Rock Me e apelidade de "MADRINHA DO ROCK",

3] Strange Things Happenin' Every Day, Up Above My Head, e Down by the Riverside em 1940.


DESTAQUES da década de 1940 e início de 1950:

Roy Brown, Hank Williams, Amos Milburn, Jimmy Preston, Albert Ammons, Fats Domino, Les Paul e Mary Ford, Jackie Brenston e os Delta Cats (Ike Turner e banda), Elvis Presley com That's All Right (1954) citada como o primeiro registro de Rock and Roll na história da Revista Rolling Stone e

Bill Haley com Rock Around the Clock (1955) que se tornou a primeira canção de rock and roll a chegar ao topo da parada de vendas e execuções da revista Billboard e abriu caminho mundialmente para esta nova onda da cultura popular. Também, Big Joe Turner, Chuck Berry, Bo Diddley, Little Richard, Jerry Lee Lewis e Gene Vincent.


A década de 1950 assistiu ao crescimento da popularidade da guitarra elétrica e o desenvolvimento de um estilo de Rock and Roll especificamente tocado por expoentes tais como Berry, Link Wray e Scotty Moore.


Também viu grandes avanços na tecnologia de gravação, como a gravação multi-faixas desenvolvida por Les Paul e o tratamento eletrônico de sons por produtores musicais inovadores como Joe Meek. Todos estes avanços foram fundamentais para a influência do rock posteriormente.


Os efeitos sociais do Rock and Roll foram massivos e mundiais. Muito além de um simples estilo musical, o Rock and Roll influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem. Dando origem a ERA DE OURO entre a década de 1960 e meados da década de 1970.

15 visualizações0 comentário